sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Paracetamol após as vacinas pode atrapalhar o efeito

vacina - mae - de - uma - alice
Imagem


Algumas vacinas trazem incômodos para os bebês após as vacinas. Principalmente as do primeiro ano de vida. Essas sempre foram as mais difíceis aqui em casa. Alice teve várias reações após as mesmas, febre, dores no local da aplicação... 

No entanto, essas vacinas são mais do que necessárias para a imunização da criança e para garantir sua proteção contra essas doenças. As reações a essas vacinas também são normais, significa que oc sistema imunológico da criança está reagindo de maneira correta e trabalhando para criar os anticorpos necessários para a imunização. Porém ao menor sinal de febre nós ficamos apreensivos e não hesitamo em dar um paracetamol ou outro analgésico para controlar a febre. 

Um estudo apresentado pela revista The Lancet e desenvolvido na República Checa, diz que essa prática é contra indicada pois pode comprometer o efeito das vacinas. 

O estudo foi realizado em 459 crianças saudáveis ao receber duas doses de vacinas (a primária e o reforço). Uma parte das crianças recebeu doses de paracetamol como prevenção à febre com intervalos de 6 a 8 horas após as primeiras 24 horas da vacina. A outra parte das crianças não utilizou a medicação. 

O objetivo era analisar como o sistema imunilógico e o organimo da criança reagiria à vacina, além de diminuir a febre. O resultado alcançado foi, que, as crianças que tomaram as doses de paracetamol tiveram menos febre, porém a concentração de anticorpos nessas crianças também foi menor.

Por isso antes de medicar seu filho após as vacinas, vale sempre conversar com o pediatra da criança. E só recorra à medicamentos se for necessário e nunca para prevenir  a febre. Reações a vacina são comuns e significa, na maioria das vezes que o organismo está trabalhando de maneira correta. Qualquer dúvida sempre procure um médico. 

Para ler o artigo em primeira mão:


Effect of prophylactic paracetamol administration at time of vaccination on febrile reactions and antibody responses in children: two open-label, randomised controlled trials


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2014 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo